
Acupuntura
Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação (tonificação ou sedação) de locais próprios na pele ou sobre ela, chamados de pontos de acupuntura.
É a penetração na pele por agulhas metálicas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos. Quando o terapeuta insere a agulha na pele o cliente pode ter uma leve sensação de picada ou choque, mas nada que gere desconforto ou impeça a prática da técnica.
Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde- a acupuntura serve como complemento para tratamentos de mais de 40 doenças, em que há bons resultados com sua utilização.
Podemos destacar:
- recuperação AVC
- cólicas
- depressão
- gastrite
- artrites
- dores musculares
- enxaquecas
- problemas intestinais
- alergias
- dores nas costas
- problemas respiratórios
- insônia
Efeitos benéficos:
Analgésico, anti-inflamatório, relaxamento muscular, além de uma ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico e várias outras funções orgânicas.
Como um dos pontos fortes da acupuntura é a prevenção de doenças, muitas pessoas fazem uso da acupuntura visando o bem estar físico e o equilíbrio mental.
Cuidados com as agulhas:
As agulhas de acupuntura devem ser descartáveis, a inserção deve ser feita em uma profundidade adequada e compatível com o local a ser estimulado e a estrutura do cliente.
Contra indicações:
A acupuntura só é contra indicada para pessoas que tenham medo de agulhas, doenças avançadas como câncer, que façam uso de anticoagulantes, quem utiliza marca passo, cardiopatas (em caso de eletro acupuntura).
É importante escolher um especialista certificado nesta prática para obter os melhores resultados.
Se você tiver alguma dúvida sobre acupuntura utilize o formulário abaixo e nos escreva: